MENU

Wednesday, November 08, 2006

Teologia da Pregação I




INTRODUÇÃO
Para a Igreja cristã um dos assuntos mais importantes e urgentes neste novo século é a pregação. Para ser mais preciso uma teologia da pregação.
Uma atitude de indiferença à teologia será o começo de uma total e imprevisível destruição, cujo fim seria um colapso da igreja como instituição e como comunidade relevante e profética, já que a teologia é a espinha dorsal da igreja, é ela que a endereça e a fortalece.
A Igreja necessita entender sua mensagem para poder ser verdadeiramente a Igreja. A compreensão da mensagem é a tarefa específica da teologia. Isto quer dizer, a teologia liga-se com a mensagem do evangelho, que é a expressão sintética da relação entre Deus e o seu mundo, e da natureza de Deus, que se expressa nessa relação.
Só entendendo o propósito de Deus e suas relações com o mundo, pode a teologia ser teologia viva, e a Igreja cristã manter sua identidade. “Sem a teologia, o ser humano termina no superficial, na superstição e na heresia.”
[1]
De igual modo, uma atitude de indiferença para com a pregação derrubará a teologia de seu lugar de espinha dorsal da Igreja, já que, como temos afirmado, a teologia tem a ver com o evangelho mesmo, que não é um conceito abstrato, mas um conceito dinâmico que se move até um fim e até um propósito especifico.
A teologia procura entender a mensagem mesma do evangelho, por isso a pregação lhe dá uma finalidade ao seu labor, e, por conseguinte, lhe dá o propósito e o sentido de ser verdadeira teologia, como sabedoria Divina para a realidade humana.
Assim como a Igreja necessita entender sua mensagem para manter sua identidade, assim também necessita transmitir essa mensagem para lhe dar consistência às suas reflexões teológicas.
É necessário por essa razão considerar a inter-relação entre a teologia e a pregação. Primeiro, porque, uma não pode existir sem a outra; Segundo, porque não se pode considerar a ‘teologia da pregação’ se não tivermos claro a natureza da teologia e da pregação, e a relação que existe entre as duas. Com isto em mente, devemos enfocar este assunto desde duas perspectivas: Primeiro, desde a perspectiva da teologia como fundamento da pregação; e Segundo, desde a perspectiva da pregação como objetivo da teologia.

by Silas Barbosa Dias

[1] Orlando Costas, em Simpósio da Ipi do Brasil, na década de 80.

No comments: