MENU

Thursday, November 16, 2006

TEOLOGIA DA PREGAÇÃO II - O FUNDAMENTO DA PREGAÇÃO

foto: bila

1. TEOLOGIA COMO FUNDAMENTO DA PREGAÇÃO
O que é a teologia? O que se entendo por pregação?
Num sentido mais amplo, a teologia é a tarefa de apreender e entender o falar de Deus. Neste sentido, todo aquele que entra numa conversação qualquer que seja a respeito de Deus está fazendo teologia, e por tanto, está exercendo a função de teólogo.
Num sentido mais específico, a teologia é o estudo das relações entre Deus e o ser humano, e a compreensão de Deus que se deriva dessas relações.
Enquanto a pregação é simplesmente a tarefa de confrontar o ser humano com o evangelho como o fim de que dele possa desfrutar em plenitude.
Desde esta definição está implícita a idéia de que o evangelho é preeminentemente um evento que se relaciona decisivamente com todos os seres humanos.
Esse evento nos diz as Escrituras, se resume na vida de Jesus Cristo dada como sacrifício em redenção da humanidade, na humilhação de sua sepultura e na ressurreição de sua morte. Também está implícita a idéia de que o evangelho significa algo sumamente extraordinário para toda a humanidade. Esse ‘algo’ pode ser resumido como plenitude de vida, com tudo que isto possa significar: perdão, justificação, liberdade, reconciliação, esperança e segurança eterna.
A pregação tem seu ponto de partida em Deus, se sustenta por Deus e tem seu fim em Deus. Por esta razão a pregação não pode ser concebida como uma faceta da atividade da Igreja, senão como o centro de sua vida e consequentemente como expressão de sua teologia, como queriam os reformadores do século XVI.
Podemos, portanto, compreender que a pregação tem sua origem no Deus triuno, pois depende da fé em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Finalmente afirmemos que a pregação depende da teologia para sua execução. A teologia dá conteúdo à pregação. Esse conteúdo, como pode ser dito, é a transformadora mensagem do Evangelho.
Tendo em vista que a tarefa primordial da teologia é compreender e refletir sobre a experiência original e atual dessa fé, então se deduz que não pode haver verdadeira pregação como sabedoria transformadora sem uma verdadeira e saudável teologia.
by Silas Barbosa Dias

No comments: